Morrotes - Paróquia Imaculada Conceição

Dados históricos

Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Fundação: 13/07/1986

Um dos bairros mais pobres de Tubarão, Morrotes construiu sua igreja na década de 1960. Grande benfeitor do Morrotes foi Pedro Darella. Padres do Seminário Nossa Senhora de Fátima atendiam a comunidade.

Morrotes teve a melhor JOC (Juventude Operária Católica) da Diocese. Muito se deve ao jovem líder conhecido em todo o Brasil, Vitório Wronski. A JOC foi ativa por oito anos. Foi ela que modificou Morrotes. Os jovens e as jovens ativistas se reuniam onde era a antiga casa paroquial. Aquela força jovem foi abafada pelo golpe militar de 1964 e a repressão que se instaurou no Brasil.

Morrotes foi criada Área Pastoral, no dia 06/04/1982. Fez parte da Paróquia de Humaitá, mantendo, contudo, independência pastoral com padre residente. O primeiro animador da Área Pastoral de Morrotes foi o Pe. Domingos Dorigon, ali chegado no dia 07/03/1982. Seu substituto foi Pe. Jacinto Benedet. No dia 15 de janeiro de 1985, Pe. Nilo Schlickmann toma posse da Área Pastoral de Morrotes. Durante seu pastoreio, no dia 13 de julho de 1986, é fundada oficialmente a Paróquia de Morrotes, através de um decreto assinado pelo Bispo Dom Osório Bebber. Pe. José Benjamim Cipriano foi pároco no Morrotes, de 1991 a 1998; Pe. Sérgio Jeremias de Souza de 1998 a 2003; Pe. Avelino de Souza 2003 a 2013; Pe. Paulo Rodrigues assumiu a paróquia em 06/02/2014.

Comunidades:
São Raimundo - São Raimundo