Assembleia de Pastoral

Assembleia de Pastoral é um espaço de participação na ação pastoral que permite processos participativos dos fiéis nos diferentes níveis eclesiais.

Assembleia Diocesana de Pastoral

Assembleia Diocesana de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja Particular que estão mais comprometidos no trabalho eclesial para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral em nível diocesano

São membros das Assembleias Diocesanas o bispo, vigário geral, ecônomo, padres e diáconos, coordenação diocesana de pastoral, coordenadores e assessores diocesanos nas diferentes equipes de coordenação dos serviços pastorais, coordenação diocesana dos Grupos de Famílias, coordenação diocesana dos religiosos, coordenadores comarcais de cada pastoral, movimento, associação e organismo, coordenadores dos conselhos paroquiais de pastoral, religiosos e leigos liberados para a pastoral nos diferentes níveis, um representante do Seminário Filosófico, um do Seminário Teológico e os seminaristas do 4º ano de Teologia.

A Assembleia reune-se ordinariamente uma vez por ano, para avaliar o ano pastoral diocesano, escolher e aprovar as prioridades e urgências na diocese, propor e aprovar as ações comuns diocesanas e o plano de ação pastoral para cada ano. Poderá ser convocada extraordinariamente sempre que houver justificadas razões para tal.

A Assembleia ordinária ou especialmente convocada para tal tem ainda as seguintes atribuições: acolher as orientações da Igreja e as diretrizes nacionais, aprovar Planos de Pastoral e tomar decisões, em concordância com seu Bispo, que dizem respeito ao bem da Igreja diocesana.

A convocação da Assembleiaé feita por circular assinada pelo Bispo, ao menos 30 dias antes da data marcada, indicando o local, a data e a hora de sua realização.

As decisões serão tomadas mediante voto aberto e por consenso da maioria absoluta (metade +1).

A Assembleia Diocesana de Pastoral é presidida pelo Bispo e conduzida pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

Assembleia Comarcal de Pastoral

Assembleia Comarcal de Pastoral (CCP) é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial em nível comarcal, para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral em nível comarcal.

São membros das Assembleias Comarcais, além dos membros do Conselho Comarcal (cf. 254), os coordenadores ou coordenadoras paroquiais dos serviços pastorais que também têm organização em nível comarcal.

A Assembleia comarcal reune-se, anualmente, para avaliar o ano pastoral comarcal, acolher os encaminhamentos da Assembleia Diocesana, elaborar e aprovar as ações comuns comarcais para cada ano. Poderá ser convocada extraordinariamente sempre que houver justificadas razões para tal.

As decisões são tomadas mediante voto aberto e por consenso da maioria absoluta (metade +1).

A Assembleia Comarcal de Pastoral é presidida e conduzida pelo) Coordenador ou Coordenadora Comarcal.

Assembleia Paroquial de Pastoral

Assembleia Paroquial de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação paroquial, na medida em que reúne os membros da Paróquia que estão mais comprometidos no trabalho eclesial para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral em nível paroquial.

São membros da Assembleia Paroquial todas as pessoas que formam o Conselho Paroquial de Pastoral (cf. 237), mais as pessoas que coordenam as pastorais, movimentos, associações e organismos nas Comunidades.

A Assembleia reune-se, anualmente, para avaliar o ano pastoral paroquial, acolher os encaminhamentos da Assembleia Diocesana, escolher e aprovar as prioridades e urgências na paróquia, aprovar as ações comuns paroquiais e o plano de ação pastoral para cada ano. Poderá ser convocada extraordinariamente sempre que houver justificadas razões para tal.

A Assembleia Paroquial de Pastoral é presidida pelo pároco e conduzida pela coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral.

Assembleia de Pastoral da Comunidade

Assembleia de Pastoral da Comunidade é um instrumento de comunhão e participação da Comunidade: reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral na Comunidade.

São membros da Assembleia de Pastoral da Comunidade, além das pessoas que formam o CPC, todas as pessoas que nela desempenham algum ministério ou serviço.

A Assembleia reune-se anualmente, para avaliar o ano pastoral na comunidade, escolher e aprovar as prioridades e urgências, elaborar e aprovar o plano de ação pastoral para cada ano.

A Assembleia é coordenada pela Coordenação do Conselho de Pastoral da Comunidade