Plano de Pastoral

O último Plano de Pastoral da Diocese de Tubarão tinha sua vigência até o fim de 2020, quando, então, foi iniciado o processo de elaboração do Novo Plano de Pastoral. A pandemia do Novo Coronavírus, porém, impediu que o processo seguisse seu ritmo normal. Encontra-se na fase de apreciação e avaliação.

O Plano de Pastoral que está em construção terá presente a diocese de Tubarão em sua configuração (localização, população, comarcas, paróquias, comunidades, pastorais...) e sua realidade sócio eclesial. Levará em conta, a partir de um atento olhar, os indicativos recolhidos no processo de avaliação do último Plano de Pastoral, os advindos do clamor ouvido pelas Santas Missões Populares, os resultantes da cultura urbana com sua forte influência no tempo atual, e, necessariamente, os impactos causados pela pandemia e suas consequências.

Destacará a importância da sinodalidade e da comunhão e conterá uma reflexão sobre a resposta evangelizadora a ser dada à realidade diocesana, à luz da Palavra de Deus, das novas DGAE nacional e regional, dos pronunciamentos do Papa Francisco e de outros documentos da Igreja.

Por fim, levando em conta a realidade e sua iluminação, o Plano de Pastoral terá indicativos de ações evangelizadoras que, fiéis ao Evangelho e à prática de Jesus Cristo, respondam aos tempos atuais e à realidade diocesana.